De prisioneiro a pastor: como as igrejas podem apoiar uma segunda chance

Divulgue esta materia em sua rede social

Vi o interior de uma cela de prisão pela primeira vez quando tinha apenas 13 anos. Como tantas pessoas, jovens e velhas, eu me perdi. Achei que as drogas e a violência poderiam me salvar. Em vez disso, eles só trouxeram a mim, e a todos ao meu redor, muita dor. Aos 19, fui preso e encarcerado por homicídio de terceiro grau por um papel que desempenhei em um tiroteio que deixou um jovem morto. Achei que minha vida tivesse acabado. Eu não sentia mais que tinha futuro.

Quando cheguei à prisão, todas as celas estavam ocupadas e tive de ser colocado no isolamento. Eu sentei lá sozinho. Fiquei tão entediado que perguntei a um dos agentes penitenciários se eles tinham algo para ler e ele me deu uma Bíblia. Esta foi a primeira vez que li a Bíblia. E quando comecei a ler, percebi que Deus tinha mais para mim. Ele me trouxe para aquele lugar de isolamento para que eu pudesse senti-lo e ouvi-lo sem que minha vida atrapalhasse. A prisão foi a melhor coisa que já me aconteceu.

Deus instilou em meu coração a necessidade de me arrepender e buscar perdão. Falei com a família do homem que ajudei a prejudicar. Eu tinha desempenhado um papel na morte de alguém que eles amavam e dependia de mim consertar as coisas. Juntos, apoiados pela Igreja, superei a culpa e a vergonha do que aconteceu e encontrei um novo caminho a seguir.

Hoje, aos 38 anos, sou pastor e pregador da Palavra de Deus. Quando senti pela primeira vez a Palavra de Deus mexendo em meu coração, tudo mudou. Apesar do meu pecado, o Senhor estendeu a mão para mim e me deu uma nova vida. Fui oprimido pelo peso do meu pecado e da minha culpa, mas Deus me libertou para cantar Seus louvores e viver para o Seu testemunho.

Pode parecer incrível, mas não acho que minha história seja tão especial. Em seu cerne, minha história é apenas a história da Bíblia contada em minha vida por Cristo operando através de mim. É a história do pecado, redenção e segunda chance. E eu sei que a maioria dos prisioneiros poderia contar a mesma história, se nós permitirmos. Nós na Igreja apenas temos que mostrar a eles como.

Sabemos pela Bíblia que Jesus fez de todos nós uma família em Cristo. O amor de Deus é um amor paternal; quando aceitamos esse amor e recebemos as boas novas do Evangelho, nos tornamos algo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Nós nos tornamos a família que todo pecador precisa para encontrar o caminho de volta para casa.

O que é surpreendente sobre a graça de Deus é que ela não discrimina. Todos são bem-vindos na família de Deus, e ninguém sai da mesa de jantar do Senhor com fome. Quando Deus chama Seu povo para Si, cada pessoa na Terra, esteja ela em casa em sua sala de estar ou atualmente atrás das grades da prisão, é convidada a responder.

Mas não é isso que o mundo pensa e diz. O mundo divide o povo de Deus em bons e maus, os membros íntegros da sociedade e os de fora, aqueles que pertencem e aqueles que não pertencem. Para os homens e mulheres cujas vidas quebrantadas e corações despedaçados os levaram ao crime e ao encarceramento, o mundo não dá nada além de vergonha e arrependimento.

Muitas pessoas bem-intencionadas falam muito sobre como reabilitar prisioneiros depois que saem da prisão. Eles falam sobre empregos e sobre habitação. Eles falam sobre a criação de oportunidades e sobre a construção de programas. Mas embora todos esses fatores sejam importantes para reconstruir uma vida melhor após a prisão, eles não são o mais essencial. Eles não abordam as causas básicas.

Mais fundamentalmente, o crime é sempre uma questão moral. Pobreza, desemprego e outras circunstâncias sociais sempre podem empurrar uma pessoa para um lado ou para outro. Mas essas situações por si só não podem obscurecer a consciência de alguém para o dano causado pelo crime ou criar a desesperança, a infelicidade e o quebrantamento que impulsionam a criminalidade. Quando as pessoas cometem crimes como eu cometi, o fazem porque não sentem mais que uma vida de companheirismo amoroso e alegre com seus vizinhos é possível. Homens e mulheres que cometem crimes perderam o senso da amorosa família de Deus.

Portanto, quando o mundo acumula vergonha e arrependimento sobre os prisioneiros, torna-se impossível construir uma nova vida após a prisão. As pessoas na prisão já estão sofrendo; a vergonha, o arrependimento e a culpa que sentem durante e depois da sentença é um fardo que impede a cura e os pesa por toda a vida.

É isso que torna a Igreja tão especial como veículo de mudança. Somente a Igreja pode entrar no quebrantamento no cerne da criminalidade e falar a mensagem salvadora do amor de Deus. Só a Igreja pode fazer o prisioneiro sentir que não é um leproso, como se fosse mais do que sua culpa, como se pudesse pertencer novamente a uma família rica em graça e liberdade.

Para ajudar a dar aos prisioneiros uma segunda chance, a Igreja não precisa ser perfeita. Ele não precisa ter uma série de programas e recursos totalmente elaborados à sua disposição. Tudo o que a Igreja precisa é o Evangelho e uma disposição para amar os prisioneiros como eles gostariam de ser amados. Falo por experiência própria quando digo que nada é mais impactante na vida de um ex-prisioneiro do que ser convidado para jantar com amigos, receber responsabilidades comunitárias em uma igreja e ser tratado como um membro da família amado no reino de Deus novamente .

Quando Jesus foi questionado sobre o que a lei de Deus ordena, ele respondeu com uma mensagem simples. Deus chama cada um de nós para amá-Lo com todo o nosso coração, toda a nossa alma e toda a nossa mente, e para amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37). A Igreja tem a vocação de testemunhar esse amor incrível, surpreendente. E falo tanto como ex-prisioneiro quanto como pastor quando digo que só esse amor é suficiente para transformar corações e criar segundas chances para toda a vida.

fonte https://www.christianpost.com/voices/from-prisoner-to-pastor-how-churches-can-support-second-chances.html


Divulgue esta materia em sua rede social
Anúncios
Anúncios